domingo, 8 de fevereiro de 2009

O barato de se viajar

28 dias depois... Sabe qual o grande barato de se viajar? É entrar em contato com a cultura local e aprender coisas novas. Ou também ver coisas que você já conhece através de uma outra ótica.

Muitos me perguntaram se andei por ruínas ou visitei museus todos os dias. A resposta é não. Fazer turismo todo dia enche o saco. Acredito que a filosofia viajante não é tão somente visitar as atrações, é também mergulhar na cultura do local. E como se consegue isso? Observando o dia a dia do povo local. Fazer compras em um supermercado, ir numa feira, numa banca, num cinema, contratar serviços de uma lavanderia, tudo isso são exemplos de como perceber a cultura local através de situações cotidianas. Nessas situações você é obviamente forçado a interagir com o povo e não somente com aqueles ligados às atividades de turismos. E é claro, você é forçado a usar a língua falada no país.

Uma brincadeira muito gostosa é olhar as gôndolas de supermercados. Quais produtos tem igual no Brasil? Quais são os diferentes? O que eles tem de diferente? E em relação aos produtos que tem igual no Brasil, é interessante olhar os rótulos escritos em espanhol...Parece bobagem, mas é uma brincadeira legal.

Virar uma Amélia peruana pelas gôndolas dos supermercados foi uma experiência incrível !





Nenhum comentário: